Marllus
Marllus Cientista da computação, mestre em políticas públicas, professor, poeta, escritor, artista digital e aspirante a tudo que lhe der na telha.

Monitoramento – XenServer 6.5

Monitoramento – XenServer 6.5

Olá, hoje o assunto é sobre Monitoramento do ambiente de virtualização XenServer.

O assunto é bem simples, mas pouca gente sabe o quão ampla é a gama de métricas que o XenServer consegue capturar no seu funcionamento.

Por padrão, é mostrado no XenCenter, na aba “performance” do host ou VM, gráficos de utilização de memória RAM, network e CPU.

Porém, você pode querer capturar outras méticas, como a quantidade de IOPS (Entra e saída por segundo) na escrita dos VDIs das VMs, a latência do disco ou rede de um host, dentre vários dados. Essas métricas são mostradas no Xencenter através de RRDs (Base de dados Roud Robin), que são arquivos que guardam diversos dados sobre as métricas de rede, CPU, RAM, Storage, etc.

Caso você queira pegar esses RRDs para utilizar em outras ferramentas, pode também capturá-los via HTTP. Como é mostrado aqui: http://docs.vmd.citrix.com/XenServer/6.5.0/1.0/en_gb/reference.html#analyzing_rrds

Você também pode querer adicionar o monitoramento de seu ambiente de virtualização em um software de monitoramento de ambiente, como o nagios ou cacti. Deixo um link aqui de um script para nagios para monitoramento de diversas informações em um pool de servidores XenServer. Ele é totalmente adaptável, abrindo facilmente a possibilidade de adição de novas métricas.

https://exchange.nagios.org/directory/Plugins/Operating-Systems/*-Virtual-Environments/Others/Check-XenServer/details

O conjunto de métricas disponíveis no Xenserver para serem capturadas tanto no Host quanto nas VMs está disponível na documentação oficial do XenServer, que pode ser vista aqui:

http://docs.vmd.citrix.com/XenServer/6.5.0/1.0/en_gb/reference.html#performance_monitoring

Espero que tenha gostado da breve explicação. Qualquer dúvida, só chamar!

Abraço.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/RRDTool

http://docs.vmd.citrix.com/XenServer/6.5.0/1.0/en_gb/reference.html#performance_monitoring

http://xenserver.org/partners/20-dev-hints/120-xs-pool-check-nagios.html

https://exchange.nagios.org/directory/Plugins/Operating-Systems/*-Virtual-Environments/Others/Check-XenServer/details

 

Licença Creative Commons
Este trabalho de Marllus, está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.