Marllus
Marllus Cientista da computação, mestre em políticas públicas, professor, poeta, escritor, artista digital e aspirante a tudo que lhe der na telha.

HCL Xenserver

HCL Xenserver

O assunto aqui é sobre compatibilidade de hardware e XenServer.

A Citrix mantém uma site (http://hcl.xenserver.org/) contendo todo o conjunto de hardware homologado por ela junto a diversos fabricantes de equipamentos, como Dell, HP, Supermicro, IBM. Todo equipamento que obteve êxito nesse teste é adicionado à essa lista de compatibilidade (HCL).

Mas, o que é essa tal de compatibilidade? Ela serve para oficializar que o XenServer vai conseguir “enxergar” (instalar os drivers) qualquer hardware que contenha na lista em questão.    

Pois bem, quando você estiver elaborando um projeto de especificação de equipamentos (servidores, storages, placas de rede (NICs), etc.) e quiser utilizar o XenServer neste ambiente, o primeiro passo é entrar no site (http://hcl.xenserver.org/) e procurar o hardware em questão no campo de busca do mesmo. Você poderá também selecionar algum tipo de equipamento e fazer a listagem dos homologados. Observe a imagem  do site abaixo que mostra esses duas opções que mencionei:

 photo xen1_zps6fzsarnf.png

Mas, não se preocupe se o servidor onde você irá instalar o seu XenServer não está aí. Na verdade, necessariamente, isso não é um pré requisito para este fantástico virtualizador funcionar. Neste caso, ele poderá até reconhecer e instalar todos os drivers do equipamento mas não terá suporte oficial pela Citrix, se você tiver em mente de adquirir uma licença.

Recapitulando: Ter um hardware na HCL não é requisito para a total plenitude de funcionamento do XenServer neste ou conectado a este hardware (storages, servidores, NICs, etc.)!  

Abraços e até mais!

Referências:

http://hcl.xenserver.org/