Marllus
Marllus Cientista da computação, mestre em políticas públicas, professor, poeta, escritor, artista digital e aspirante a tudo que lhe der na telha.

Storage XenMotion no XenServer 6.5

Storage XenMotion no XenServer 6.5

Falei, anteriormente aqui sobre “XenMotion”. Hoje irei falar sobre “Storage XenMotion”.

Storage XenMotion nos remete a ideia de “XenMotion entre storages”, e é exatamente isso que este recurso (fascinante) faz. A partir dele, a VM pode ser transferida entre storages distintos, ou seja, os discos da VM (VDIs) podem ser migrados entre pools diferentes (entre dois sites XenServer). Tudo isso com o mínimo de downtime possível, pois geralmente se perde alguns pings quando se é re-setado a placa de rede virtual e a rota é alterada.

E não é propaganda Tekpix, o recurso existe e é disponível com código fonte liberado (aêêêêêê)!!!

OBS: Convido você a ir no site da VMware e ver a bagatela que é a licença com o recurso equivalente (VMware Storage vMotion) habilitado.

Muitos dos requisitos necessários para utilizar Storage XenMotion são do próprio XenMotion.

A lista com todos é essa:

– O XenServer tools deve estar instalado na VM;

– O host xen destino têm de ter a mesma ou versão superior do XenServer do host de origem;

– O host xen destino têm que ter memória suficiente para provisionar a VM, caso contrário a VM não completará o processo de migração (isso é meio lógico, rs);

– O drive de DVD deve estar setado como empty (não deve ter nenhuma .iso anexada ou nenhum cd/dvd dentro do drive do host);

– Se as CPUs dos hosts de origem e destino forem diferentes, então a CPU do servidor de destino deve suportar todos os recursos da do servidor de origem, o que, por consequência, é muito improvável que as CPUs sejam de fabricantes diferentes, ou seja, é muito recomendável você trabalhar mesmo com o mesmo fabricante de processador (por exemplo, Intel ou AMD).

– Não é possível migrar VMs que tenham mais de um snapshot (leia aqui meu outro tutorial sobre snapshots e saiba o porquê disso);

OBS: Se a VM conter um snapshot, planeje a alocação de seu espaço no storage do host destino. Caso não entenda, o link acima sobre snapshots explica tudo isso.

– Não é possível migrar VMs que tenham mais que 6 VDIs anexados (como somente um VDI é transferido por vez, creio que 7 VDIs iria comprometer bastante a VM em caso de um possível falha na migração).

Limitações do Storage XenMotion:

– Não deve ser usado em ambientes com XenDesktop (Virtual Desktop Infrastructure);

– VMs que usam PCI pass-thru não podem ser migradas;

– A perfomance da VM irá ser reduzida no processo de migração, então, cuidado com o horário de rush;

– Deve ser desabilitado qualquer HA ou WLB configurado no pool de origem ou destino;

Storage XenMotion é bastante utilizado em casos de Upgrade de Xenserver Standalone (hosts xen sem pool).

Para saber como migrar uma VM através do XenCenter, acesse esse tutorial (http://docs.citrix.com/en-us/xencenter/6-5/xs-xc-vms-manage/xs-xc-vms-relocate.html).

Vídeo demonstração do Storage XenMotion:

https://www.youtube.com/watch?v=YWGu3tT6Z18

Até breve!

Abraço!

 

Referências:

http://www.amazon.com.br/Mastering-Citrix-Xenserver-Martez-Reed/dp/178328739X

http://docs.citrix.com/en-us/xencenter/6-5/xs-xc-vms-manage/xs-xc-vms-relocate.html

https://msinhore.wordpress.com/2012/09/20/storage-xenmotion/

https://www.youtube.com/watch?v=YWGu3tT6Z18

https://www.citrix.com/content/dam/citrix/en_us/documents/products-solutions/storage-xenmotion-live-storage-migration-with-citrix-xenserver.pdf?accessmode=direct
http://ports.marllus.com/2016/02/15/xenmotion-no-xenserver-6-5
http://store.vmware.com/store/vmware/en_US/pd/productID.284281000?src=WWW_eBIZ_productpage_vSphere_EnterprisePlus_Buy_US
https://en.wikipedia.org/wiki/Desktop_virtualization

 

Licença Creative Commons
Este trabalho de Marllus, está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.