Marllus
Marllus Cientista da computação, mestre em políticas públicas, professor, poeta, escritor, artista digital e aspirante a tudo que lhe der na telha.

Aristóteles, Platão, Sócrates - Um homem só

Aristóteles, Platão, Sócrates - Um homem só
Do autor

A temática desta animação se relaciona com o confronto de ideias, ou ao próprio conceito da filosofia, que remete à contínua possibilidade de questionamento como causa motriz. Esse confronto – pensado aqui como um mix – se dá na perspectiva de 3 grandes filósofos gregos: Aristóteles, Platão e Sócrates. A sequência - no estilo “voltando ao tempo cronológico” -, trás o julgamento de que a morte do corpo físico não significa o sepultamento das ideias, e que, pelo contrário, conseguem perdurar justamente no remix, nas releituras, nas continuidades, no dualismo mente-corpo, entre cada ser que já passou pelo plano terreno e jogou seus pensamentos para fora. O efeito de metamorfose, aqui possibilitado pela Inteligência Artificial, no preenchimento das arestas imaginárias, trás uma impressão de metempsicose, remetendo a um consciente coletivo, dinâmico, reflexivo e, acima de tudo, unido, transmorfo. Isso não seria um conceito para a forma da própria ideia?


Para composição desta obra, utilizei a IA do tipo BigGAN para “deepfakear” uma foto para escala humana, - neste caso, fotos das esculturas conhecidas de Aristóteles, Platão e Sócrates. Além disso, usei scripts em python para modificar de forma interativa a união entre as imagens, o que possibilitou a formação de rostos com características de do mix das fotos adicionadas como entrada. Por fim, recursos de BigGAN foram utilizados para gerar o efeito de metamorfose (transformação) entre as 3 referências.